top of page

Aprenda espanhol na Espanha!


Eu já perdi as contas de quantas vezes alguém me falou “nossa, você vive viajando, por quê não cria dicas de viagem?”, ou amigos que sempre que vão viajar pedem dicas de looks e lugares para visitar e eu fico muito feliz quando consigo ajudar.

Desde outubro desse ano estou aqui na Espanha pois decidi finalmente aprender o idioma mas até hoje não tinha criado o post com as dicas de escolas que pesquisei antes de decidir em qual estudar.

Escolha a cidade que você quer aprender espanhol

O idioma proeminente na Espanha é o castelhano (também chamado e mais conhecido internacionalmente como espanhol), mas sabemos que existem variações em cada região e isso pode afetar seus estudos e aprendizagem, por isso a escolha da cidade é fundamental.

Para quem ama espanhol assim com eu e está pensando em estudar pelo menos 1 mês fora, eu posso indicar os melhores lugares na Europa. Madrid ou Valência e as cidades ao redor, como Alicante que é a cidade que estou estudando. Ano passado quando estava pesquisando qual cidade estudar espanhol, a primeira da minha lista era Barcelona, que obviamente eu iria estudar e "turistar", porém, apesar de as agências de viagem sempre indicarem Barcelona como opção na Europa, meus amigos espanhóis me fizeram perceber que, principalmente quando vamos estudar pouco tempo, precisamos aproveitar cada momento, e em Barcelona, as pessoas falam mais catalão nas ruas do que espanhol, então seria mais difícil de praticar, entende? Eu estaria estudando o espanhol na escola, e na rua estaria ouvindo outro tipo, assim não iria treinar minha audição por exemplo.

Logo, Madrid pulou para a primeira posição da lista, fiz orçamentos de algumas escolas que deixarei o nome de cada uma e contato das escolas no final desse post. Comparando o orçamento de Madrid, Valência e Costa Rica, também descobri que estudar espanhol na America do Sul não é tão mais barato que a Europa, sabe por quê? As escola da America do Sul cobram em dólares, e hospedagem em casa de família com ou sem alimentação é também. A diferença entre Europa e América do Sul é muito pouca, e como eu amo a Espanha optei por uma cidade menor, que tinha visitado no verão e sabia que seria mais barata que Madri.

Aqui estou em Alicante, como quem já me conhece sabe, não sou nenhuma blogueira famosa e não viajo patrocinada por ninguém, então para mim que já conheço como é estudar fora, com certeza não vale a pena fechar pacote de intercâmbio com agências, claro que, para você que vai viajar pela primeira é interessante dar uma pesquisada e aceitar a ajuda de um profissional, foi assim que fiz no intercâmbio do Canadá em 2012 (leia minhas dicas de Intercâmbio no Canadá aqui.) Hoje, eu já não viajo por agência, mas gosto muito de pesquisar e fazer cotação com algumas, e se por acaso algum pacote for interessante, por quê não fechar?

Mas, falando sobre Alicante - Espanha, eu pesquisei as passagens no www.viajanet.com, que é o meu site favorito, porém também sempre fico de olho em promoções no site… . Já fora do Brasil eu sempre pesquiso no www.skyscanner.com, www.edreams.com e www.raileurope.com.br assim encontro grandes promoções para viajar dentro da Europa por exemplo. Vim de AirEuropa, em um vôo super curto, Salvador - Madrid - Alicante total de 12h e foi tranquilo, porém não gostei do Atendimento dessa empresa, e realmente não quero precisar voar com ela novamente.

Como falei que decidi tudo depois de quase 1 ano pesquisando, eu encontrei algumas escolas em Alicante, que as próprias agências de Salvador recomendam, porém depois de entrar em contato direto com essas escolas para receber orçamento, optei por não pagar nenhuma escola antes de realmente fazer uma aula experimental. Então cheguei aqui e tinha 3 escolas para visitar, fazer o teste de nivelamento e então decidir. Nós brasileiros não precisamos de visto para visitar a Europa, para estudar é exatamente igual, não é necessário visto, ao menos que você queira estudar mais de 3 meses, nesse caso é necessário um visto especial, pois após o terceiro mês na Europa, devemos voltar ao Brasil.

Nesse caso, eu recomendo fechar um pacote de estudo e trabalho por exemplo, diretamente com nesse site: http://www.languageinternational.pt/cursos-espanhol-espanha e inclusive tem agentes que falam português.

4 escolas que você pode encontrar em várias cidades da Espanha e na América do Sul:

Todas essas escolas oferecem um atendimento online e você pode já solicitar um orçamento personalizado, e também decidi se quer hospedagem em casa de família ou dormitório. Eu optei por apenas pagar semanalmente a escola e alugar um quarto para mim durante esses 2 meses aqui.

Investimento

Finalmente, a escola escolhida depois de já está aqui foi: http://proyecto-es.com/en, por motivos muito simples, valor e empatia rs.. Eu realmente gostei do atendimento e do tipo de teste de nivelamento que a Enforex possui, porém meu namorado já estudou e me indicou Proyecto Espanõl, que além de eu ter gostado da estrutura logo de cara e do tipo de teste, o valor foi um pouco mais barato :).

Paguei por semana 130 euros para o curso intensivo de 9 ás 13:50 com dois intervalos, um de 15 mins e outro de 30min, totalizando 4h por dia e 20h por semana. Na realidade a escola e o método de ensino são bons, porém passei a acreditar que deveria existir escolas de espanhol para brasileiros, assim as aulas seriam menos óbvias

Estou estudando espanhol com uma professora particular e estou adorando, apesar de não ter o agito de cada semana conhecer uma pessoa nova de outro país, acredito que minha fala está evoluindo, pois são 2h intensas entre eu e a professora praticando gramática, fala e audição e claro como dever de casa muita escrita. Pago 30 euros por 2h de aula e optei por fazer 3 vezes na semana, totalizando 90 euros por 6 horas de aula. A única desvantagem de fazer aula particular, é que não receberei um certificado oficial como recebi de nível intermediário pelo primeiro mês que estudei na escola, mas sinceramente? Um certificado de espanhol não é tão importante quanto aprender a falar e ainda economizar um pouco mais.

Bom, eu espero que vocês tenham gostado de minhas dicas e se eu tiver esquecido de comentar algo ou se você tiver alguma dúvida, deixa um comentário aqui.

Compartilhe com os amigos e até a próxima com dicas de lugares para visitar em Barcelona e em Madrid :)

Leia também:
bottom of page